Gestão Financeira

A Gestão Financeira visa maximizar os resultados econômicos e financeiros através de um conjunto de ações e procedimentos administrativos. É de suma importância para uma Gestão Financeira eficaz o Plano Orçamentário, o qual visa ao planejamento e controle das entradas e saídas do dinheiro da empresa, tudo isso devidamente amparada por um plano de contas para que de maneira analítica, seja demonstrado como, quanto e quando ocorreram os movimentos de receita e despesas.
Um Plano Orçamentário bem elaborado é fator determinante para o principal objetivo da empresa, obter lucro.
Para visualizar e calcular de maneira analítica se houve lucro ou prejuízo, utiliza-se outra ferramenta que é a Estrutura Gerencial de Resultados. Através dessa ferramenta, avalia-se se o lucro foi satisfatório com base nos objetivos traçados no Plano Orçamentário.
Faz parte da Gestão Financeira a política de preços da empresa, bem como a estratégia de competitividade de geração de lucro e de crescimento. Medir a satisfação dos clientes e o gerenciamento interno de custos, determinarão a competitividade frente ao mercado.
Uma boa Gestão Financeira visa buscar as melhores fontes de recursos e linhas de crédito adequadas para a necessidade do negócio.
Para atender aos objetivos planejados, a Gestão Financeira deve ser aplicada na empresa com planejamento, execução criteriosa, gerenciamento dos resultados em tempo real, proporcionando a competitividade, o lucro e o crescimento.

BPO Financeiro

BPO é a terceirização de atividades, por parte das empresas, que não se caracterizem como de seu objeto principal.

A origem do processo de terceirização aconteceu, de forma mais expressiva, nos Estados Unidos com a segunda guerra mundial. As indústrias bélicas tinham que concentrar esforços na produção de armamentos e, em razão disso, passaram a transferir algumas de suas atividades, denominadas de secundárias ou meio, para outras empresas que lhes prestavam esses serviços. Ao longo das décadas seguintes a técnica foi sendo adotada por outras empresas, tendo seu ápice na década de 80 com a intensificação da globalização que fez com que aumentasse a competitividade entre produtos nacionais e estrangeiros.

Dessa maneira, as empresas precisaram buscar mecanismos para a redução de custos e o aumento da produção.

Uma das formas encontradas foi justamente a descentralização de atividades que não faziam parte da operação principal, ou seja, uma estratégia de gerenciamento que tem por objetivo produzir mais utilizando menos recursos.

A terceirização ou outsourcing proporciona às empresas um maior foco naquilo que realmente é mais importante, o “core business” – coração do negócio-, podendo assim dedicar atenção plena a produção, a comercialização, a prestação de serviços e, principalmente, o atendimento ao cliente.

A atenção a qualidade dos produtos e/ou serviços, ao atendimento eficaz ao cliente, ao equilíbrio entre os custos e o preço praticado são elementos fundamentais da gestão de qualquer organização. Nesses elementos ela deve manter o seu foco principal e canalizar todos os seus esforços para obter êxito, se mantendo competitiva, produtiva e viva. Dessa maneira, a terceirização passa a ser uma aliada fundamental para o negócio.

Principais Vantagens

  • Foco da empresa em suas atividades centrais
  • Diminuição de desperdícios nas atividades
  • Redução de atividades e custos inerentes
  • Maior agilidade nas decisões
  • Otimização dos serviços e aumento da competitividade
  • Maior lucratividade
  • Diminuição na ociosidade

 

Quem pode se beneficiar com o BPO Financeiro?

PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS DO SETOR INDUSTRIAL OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

O Departamento Financeiro tem uma importância estratégica para qualquer negócio. Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande, se não houver um rígido controle entre contas a pagar, receber, e fluxo de caixa, o desempenho do seu negócio pode ser fortemente afetado.

Em muitos casos não há uma estrutura interna adequada, com um colaborador responsável por cada área. E, mesmo que exista, é comum que os departamentos não conversem entre si. Ou ainda, que não aconteça uma análise periódica dos indicadores.

Terceirizar o departamento financeiro pode ser a solução para corrigir esses gargalos.

 

Quem pode se beneficiar com o BPO Financeiro?

PROFISSIONAIS LIBERAIS AUTÔNOMOS (MÉDICOS, ADVOGADOS, DENTISTAS)

Cuidar do financeiro exige experiência. 

Se você é um profissional liberal, como um médico, advogado, fisioterapeuta, dentista, arquiteto você precisa cuidar do seu core business, ou seja, seus esforços precisam estar voltados a cursos de aprimoramento para tornar você um profissional cada vez mais diferenciado. 

Deixe as planilhas, extratos bancários, agendamento de contas e pagamentos de fornecedores, nas mãos de um especialista e veja seu negócio crescer!

Quem pode se beneficiar com o BPO Financeiro?

ACADEMIAS DE GINÁSTICAS, CLÍNICAS DE ESTÉTICA, SALÕES DE BELEZA E ETC.

Geralmente os pequenos negócios têm uma estrutura enxuta. Manter uma equipe especializada para cuidar do financeiro exige um alto investimento financeiro, o que pode inviabilizar o negócio. 

Ao analisar esta situação o gestor pode optar por delegar este trabalho a um profissional que não seja especialista na área e os resultados podem ser desastrosos. 

Por isso, ao terceirizar seu departamento financeiro você impulsiona os resultados do seu negócio e reduz as despesas com folha de pagamentos.

E quais atividades podem ser terceirizadas? 

Na verdade, depende muito da necessidade da empresa, ela pode terceirizar todas as suas atividades de natureza financeira e administrativa ou apenas aquelas em que ela gaste mais energia, ou seja, aquelas que consomem muitos recursos e principalmente muito tempo e atenção.

Vamos elencar alguns exemplos dessas atividades em uma empresa:

As Principais Atividades Administrativas e Financeiras:

  1. Controle de contas a receber
  2. Controle de contas a pagar
  3. Emissão de boletos de cobrança
  4. Agendamento de contas a pagar
  5. Emissão de notas fiscais
  6. Controle de estoque
  7. Conciliação bancária
  8. Análise de resultados/fluxo de caixa/necessidade de capital de giro

 

Consultoria Empresarial

Oferecemos:

  •         Maximização dos resultados operacionais, através de uma economia idônea;
  •         Racionalização da carga tributária;
  •         Revisão completa dos procedimentos contábeis, fiscais e procedimentais com foco na identificação de possibilidades de redução dos ônus tributários;
  •         Recuperação de tributos pagos a maior e/ou indevidamente;
  •         Revisão para formalização e tributação correta e adequada de todas as receitas;
  •         Readequação dos vínculos contratuais e de relacionamento para obter a minimização de riscos trabalhistas e cíveis, menor custo tributário e maior benefício para a empresa;
  •         Foco na proteção da instituição e na definição e estabelecimento completo das responsabilidades civis e profissionais;
  •         Revisão e repactuação de todos os contratos existentes, dentro de uma visão sistêmica e com foco em resultados;
  •         Adequação dos vínculos contratuais, visando à minimização de riscos trabalhistas e cíveis, menor custo tributário e maior benefício para a empresa;

Nossos serviços de valuation buscam identificar o valor patrimonial e econômico das companhias avaliadas para diversos fins, como vendas estratégicas, compra de participação acionária, cisão societária, captação de investimentos e diversos outros de interesse dos acionistas. Nessa área são realizados também estudos de viabilidade econômica de projetos em diferentes estágios, assessorando os clientes na tomada de decisão de investimento.

Fusões e Participações

Em diferentes estágios, os negócios de nossos clientes prospectam a compra ou fusão com outras companhias, buscando a expansão de seus empreendimentos. Além disso, em movimentos de consolidação de mercado ou oportunidades de venda de seus negócios, assessoramos nossos clientes na venda de participação acionária em suas companhias. Nossa atuação vai desde a determinação do preço-alvo de venda, a negociação técnica, a assessoria jurídica para “due dilligence” e os contratos finais.

  •         Participações minoritárias/majoritárias
  •         Venda de empresas
  •         Fusões/aquisições

 

Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência. O planejamento financeiro mostra-se fundamental como ferramenta para a boa gestão e uma ferramenta imprescindível para a sobrevivência da empresa. Planejamento financeiro de uma organização é uma estratégia econômica. Para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, de maneira estruturada e planejada.

Faça seu diagnóstico gratuito


    CONTATO

     (11) 4728-3737

    ENDEREÇO

    Helbor Dual Patteo Mogilar
    Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703
    Sala 1805 – Mogi das Cruzes – SP